Institucional

O Departamento de Vigilância Sanitária de Capão Alto, é o órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde que realiza as ações de vigilância sanitária no Município de Capão Alto. Buscando promover e proteger a saúde da população por meio de estratégias e ações de educação, regulação, fiscalização e monitoramento para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde intercedendo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, de produtos de uso e de consumo, da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde, e saúde do trabalhador.

A Vigilância Sanitária é um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, inclusive os do trabalho, da produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde.

As Ações do Departamento de Visa de Capão alto tem como referencial a proteção, prevenção de doenças, agravos a saúde e a vulnerabilidade dos grupos populacionais, sendo executadas conjuntamente para obtenção da proteção e da prevenção dos problemas de saúde decorrentes do meio ambiente e da produção de bens e serviços no âmbito do município. Abrange o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionam com a saúde.

Atuando em nos seguintes seguimentos:  

Bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.

Farmácias, drogarias, perfumarias, saneantes, produtos de higiene,
produtos hospitalares (indústria, comércio e rotulagem) importadora, exportadora, distribuidora, transportadora, armazenadora de medicamentos, cosméticos e saneantes.

Hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, asilos, presídios, profissionais de saúde, etc..

Controla a qualidade da água, ar, solo, saneamento básico, calamidades públicas, transporte de produtos perigosos, monitora os ambientes que causam danos à saúde, entre outros.

Intervenção nos ambientes e processos de trabalho visando minimizar os riscos existentes.

Investiga situações que envolvem reações adversas a medicamentos, sangue e produtos para saúde, intoxicação por produtos químicos, etc.

Analisa projetos de construção, reforma, adaptação ou ampliação no que interfere na saúde das pessoas, em residências, hospitais, clínicas, fábricas, escolas, etc.

Shoppings, cinemas, clubes, óticas, postos da gasolina, estádios, piscinas, escolas, cemitérios, salões de beleza, portos, aeroportos, áreas de fronteira, entre outros.

Estrutura Organizacional

Clique nos botões acima para ler mais detalhes.